_______BLOG DA PERIO_________

_______BLOG DA PERIO_________

Busca

domingo, 6 de junho de 2010

FUMO E DP

O fumo é considerado em todo o mundo um problema de saúde pública, seu consumo tem sido considerado um potente fator de risco para muitas doenças, inclusive as periodontais, provocando efeitos deletérios no padrão de saúde dos indivíduos. (PINDBORG, 1947). Além do seu fator principal e primário, o biofilme dentário, tem confirmado ser o fumo o fator de risco mais constante associado à doença periodontal. (ZAMBON et al, 1996)
Evidências científicas sugerem uma forte associação entre as várias formas de consumo do tabaco e uma alta prevalência e severidade da doença periodontal e a subseqüente perda do elemento dentário. Dessa forma, continua se afirmando que o fumo pode ser o fator de risco mais significativo no desenvolvimento e progressão da doença periodontal.
O fator de risco pode ser definido como um atributo ou exposição que aumenta a probabilidade de ocorrência da doença; e é dividido em fatores de risco congênitos, adquiridos e ambientais. Os fatores de risco congênitos são: etnia, gênero, fatores genéticos/hereditários, imunodeficiências congênitas, disfunção fagocitária e síndromes, enquanto que os fatores de risco adquiridos e ambientais são: higiene bucal deficiente, idade, medicações, cigarros, imunodeficiência adquirida, doenças endócrinas, estresse e deficiência nutricionais. É evidente, hoje em dia, que tanto os fatores congênitos quanto os fatores adquiridos e ambientais determinam o início, a progressão e a resposta ao tratamento da doença periodontal. O fumo do tabaco quando consumido tem demonstrado ser um dos principais fatores de risco para várias doenças no homem. Fumantes são mais vulneráveis às infecções generalizadas do que os não-fumantes
A diferença entre a saúde periodontal de fumantes e não-fumantes têm estimulado pesquisas há 40 anos (GROSSI et al. 1996). Pesquisas epidemiológicas revelam alta prevalência e severidade da doença periodontal em fumantes quando comparado a não-fumantes, indicando a ação direta do tabaco nos tecidos periodontais (BERGSTRÖM et al. 1991).
Entende-se por fumante, como sendo aquele indivíduo que tem uma disposição duradoura e repetição freqüente do ato de fumar cigarro.Fumantes são pacientes de maior risco para periodontite tendo, de duas a quatro vezes mais probabilidade de desenvolver a enfermidade e/ou tornarem-se desdentados (HABER et al. 1993; HABER & KENT. 1992; BERGSTRÖM, 1991; KENNEY et al. 1975; SOLOMON et al. 1968).

Daniel

Um comentário:

  1. .
    O fumo tem sido apontado como o maior fator de risco para doenças bucais como o câncer e as doenças periodontais. Cessar o uso de tabaco (Tobacco use cessation -(TUC))pode reverter lesões précancerígenas e melhorar os resultados após tratamentos periodontais.ajudar os pacientes a parar de fumar é também responsabilidade do cirurgião-dentista. Os dentistas devem atuar em comunidades e indivíduos com iniciativas de apoio à cessação e prevençAo de uso do tabaco ( tobacco use prevention and cessation (TUPAC))desde os cursos de graduação. O concenso europeu sobre TUPAC propõem modelos de cuidado que incluem: 1)cuidado básico: identificação dos pacientes que usam tabaco nos consultórios, avaliação da disposição de abandonar o hábito e permissão para reabordar o tema em próximas consultas 2) cuidado intermediário: breve intervenção motivacional para criar a vontade de abandonar o hábito, adotando atitudes, recursos e medicações, e 3)cuidado avançado: intervençÃo intensiva para desenvolver detalhado plano de parada de uso de tabaco incluindo o uso de farmacoterapia.

    Vejam: Int Dent J. 2010 Feb;60(1):3-6.
    Consensus Report: 2nd European Workshop on Tobacco Use Prevention and Cessation for Oral Health Professionals

    ResponderExcluir